O que é um Social Media?

Olá, meu nome é Nara Grilo e sou a criadora do Social Media Mind, um blog que busca simplificar conceitos e dar dicas para quem está começando ou quer melhorar seu trabalho nas redes sociais.

Mas afinal, o que é um Social Media?

Profissional que conhece as redes sociais e sabe lidar com informações dentro delas, respeitando as características e demandas de cada uma.

Mas não para por aí. A partir desse conceito a profissão se subdivide em áreas mais específicas exigindo diferentes habilidades e ferramentas:

– Planejamento: Estuda a melhor estratégia para seguir em cada rede social. Para isso, o profissional precisa entender o cliente, a campanha, o mercado, a concorrência, o público, a rede social, entre outras variáveis. Quanto mais pesquisado for o problema, mais chances de sucesso na hora da execução.

Conteúdo: Produz a informação que será entregue nas redes sociais. Não apenas informação escrita, mas esse profissional precisa pensar em imagens, infográficos, vídeos, o que for melhor para atingir os objetivos traçados pelo planejamento e soltar a imaginação, criar algo envolvente e útil.

– Métricas: O profissional dos números. É ele quem vai estudar toda a repercussão do trabalho do planejamento e do conteúdo, vai avaliar como era antes e como está agora, vai buscar opiniões e impressões para nortear novas estratégias e ideias.

Você percebe como todas essas áreas se complementam e quase se confundem?

Por isso não é difícil encontrar um planejador que produz conteúdo e analisa os resultados, ainda mais em empresas pequenas.

Mas não se desespere! Se você ama comunicação, busca estar sempre desenvolvendo sua criatividade e tem um pouquinho de jogo de cintura, você está na profissão e no blog certo! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *