Como planejar o conteúdo

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Que o conteúdo é rei já aprendemos há algumas atualizações do Google atrás, mas como fazer esse rei brilhar e ganhar súditos fiéis?

É aí que entra o planejamento. Mas não pense que basta fazer tudo bonitinho uma vez e usar os mesmos resultados para sempre. Você, como social media, sabe como as coisas mudam muito rápido e seu conteúdo precisa acompanhar essas mudanças. Por isso, a cada relatório, confira se seu público continua o mesmo, se os gostos continuam o mesmo e se você continua o mesmo.

Faça perguntas, quanto mais perguntas seu planejamento tiver, mais certeza você vai ter do que está fazendo.

Quem é a sua marca?

Com a ajuda do seu cliente, trace o perfil da marca com o qual você está trabalhando. Coloque no papel os valores e a missão da marca, entenda como ela surgiu e quais os objetivos para o futuro, mas nada de respostas como “queremos dobrar o faturamento em 5 anos”, pense de modo mais humano, como “em 5 anos queremos ser o primeiro ‘bom dia’ das pessoas que moram aqui no bairro”, no caso de uma padaria, por exemplo.

Com quem sua marca quer falar?

Agora que você já sabe quem sua marca é, descubra quem são seus amigos de verdade. Pense sobre os possíveis tipos de pessoas que teriam interesse na sua marca, elas serão suas personas. Liste os interesses pessoais de cada persona para descobrir as pautas mais interessantes para atrair fãs parecidos com as personas desenvolvidas. Não precisa criar 10 personas, 4 tipos diferentes já costumam abranger bem os públicos que você busca.

Qual o melhor tipo de conteúdo?

Tendo o público que você quer atingir, os interesses particulares desse público e sabendo o perfil da sua marca, pense na melhor maneira de fazer sua mensagem ser interessante e chegar até ele. Fotos bem produzidas despertando desejos ou mais amadoras dando a ideia de proximidade? Vídeos longos com histórias envolventes ou curtos num tom de comédia? Depoimentos de pessoas ou uma personagem falando? Essas perguntas serão respondidas a medida que você vai criando seu planejamento e vai combinando o que a marca precisa falar com o público que ela quer atingir.

Plano de Conteúdo

Criar um plano de conteúdo vai garantir que nada seja esquecido, que tudo seja aprovado a tempo e que você tenha o controle das publicações.

Para começar, decida os temas centrais em que as publicações da sua marca serão distribuídas, como em uma resvista: moda, decoração, receitas, viagens. Pense em temas que possam abordar o conteúdo que a sua marca quer falar e revise-as toda vez que refizer o planejamento, certificando-se que elas ainda fazem sentido para sua marca.

Procure refazer o planejamento no mesmo período que estiver fazendo os relatórios mensais e aproveite para já pensar nas possíveis pautas do mês. Veja se existe alguma data comemorativa que valha a pena uma postagem ou um artigo, qual a tendência de publicações a rede social que você usa está seguindo, se existe algum evento que a marca vai realizar, pense no geral e liste tudo que pode virar conteúdo durante o mês, dando destaque as datas para não perder o timming.

Com os temas centrais e as pautas bases do mês, você começa a trabalhar a semana. Desenvolva os conteúdos com base no planejamento, sempre se perguntando:

– Qual é a mensagem?

– Para qual das personas eu quero falar?

– Qual a melhor maneira de passar a mensagem para essa persona?

Agendamento de conteúdo

Agendar publicações é muito cômodo e nos dá liberdade de dedicar o pensamento para novas coisas, mas agendar demais pode ser um problema. Alguns conteúdos que pareciam ser demais no começo da semana podem perder a força e quando forem ao ar não terão a mesma repercussão. Procure agendar por até no máximo uma semana, assim você terá tempo de buscar conteúdos novos e suas publicações estarão sempre recentes.

Espero ter ajudado.

Se você já tem um planejamento de conteúdo que dá super certo, compartilhe nos comentários 🙂

– Criar conteúdo é a parte fácil, difícil é planejá-lo para dar resultados reais para seus clientes.

One thought on “Como planejar o conteúdo

  1. Matheus

    Excelente artigo! Com certeza tem a acrescentar muito a quem trabalha ou pretende trabalhar nessa área. Comecei atuar como social media há pouco e aprendo muito com artigos como esses.
    Muito obrigado!

    Reply

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