Como criar um artigo interessante

      5 Comments on Como criar um artigo interessante

Algumas pessoas pensam que ter um blog é simples: basta escrever sobre o que você gosta ou reescrever algo interessante que se leu, publicar e depois compartilhar.

Não.

É bem mais complicado que isso. Há todo um processo criativo para se ter uma grande ideia e criar um artigo. Mesmo que você escreva sobre algo que ama e tem propriedade para falar sobre o assunto, escrever não é fácil, é uma arte que alguns já nascem dominando e outros conquistam depois de muito treino.

Uma vez li que, “fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração”, então escrever é colocar no mesmo papel, as ideias, a estratégia e a intuição.

As ideias surgem enquanto se lê artigos relacionados com o tema que você pretende escrever, comentários de outras pessoas, postagens em redes sociais, ou assistindo a um filme. Sem subestimar momentos no ônibus, no chuveiro, em conversas com conhecidos e até com desconhecidos.

Para não deixar as ideias escaparem, é bom anotá-las mesmo sem ter certeza se realmente é boa, pois um dia, pode ser a base para uma ideia revolucionária. Eu indico o aplicativo “Keep”, um bloco de anotações super fofo onde você pode separar tudo por cores.

Depois de ter a ideia, é hora de torná-la real.

Não se preocupe com o título, comece a escrever sem parar. Sem correção, não importa os erros de digitação e de gramática. Essa é uma boa tática para quando sua cabeça estiver fervilhando em ideias e você já tiver certeza do que precisa escrever. Mas algumas vezes, você pode ter apenas frases soltas, alguns exemplos e uma visão mais geral do que quer escrever. Quando isso acontecer, escreva tudo em tópicos e destaque os pontos principais que se quer tratar. Isso vai ajudar a organizar o pensamento e não deixar nada de fora.

Otimizar os artigos para os mecanismos de busca é algo super importante, mas não enquanto você está construindo as ideias. Concentre-se primeiro em criar um bom conteúdo e só depois, com o artigo finalizado, trabalhe nos elementos de SEO através de ferramentas de palavras-chave. Seu título pode sair dessa pesquisa.

Texto pronto, hora de publicar o artigo. Para incentivar seu leitor, busque garantir uma chamada à uma ação, pensando no que você quer que as pessoas façam quando lerem o post. Comprar um produto? Deixar um comentário? Compartilhar o post nas redes sociais? Se você deseja que o leitor faça algo, você deve solicitar a ação desejada: uma questão no final do artigo, pedir opiniões, insira um botão para compartilhamento social. Assim, você oferece uma razão válida que pode estimular as pessoas a fazerem a determinada “ação”.

Considere cuidadosamente a data e hora que a publicação do artigo, isso pode trazer muito mais tráfego para o site do que se for feita sem nenhum planejamento. Faça o mesmo com a divulgação de seu conteúdo através do Facebook e Twitter.

Espero ter ajudado 🙂

5 thoughts on “Como criar um artigo interessante

  1. Derson Alves

    Gostaria de uma ajudinha se possível, estou prestes a iniciar nesta função,e gostaria de saber se o social media trabalha nos finais de semana,ou seja quem alimenta as redes sociais no sábado e domingo,temos essa obrigação?

    Reply
    1. naragrilo

      Olá, Derson.

      Tudo depende da necessidade do seu cliente, mas basicamente não. Você pode agendar os posts para o final de semana e na segunda verificar a repercussão dos posts. Para o agendamento, o próprio Facebook oferece essa função e para as outras redes existem programinhas gratuitos que você pode usar.

      Espero ter ajudado 🙂

      Reply
    1. naragrilo

      Muito legal saber que você gosta do blog, Erica, pois estou bem desleixada com ele e isso me ajuda a não parar de escrever.

      Então, para um primeiro emprego, está dentro da faixa sim, mas para você poder aumentar esse valor o mais rápido possível, minha dica é fazer muitos cursos, ler bastante e mostrar para seus chefes e colegas de trabalho que você está sabendo mais a cada dia. Isso vai valorizar seu trabalho e te dar muitos motivos para receber um aumento.

      Espero ter ajudado 🙂

      Reply
      1. Erica lopes

        Oi Nara obrigado pela resposta rápida, bem estilo social media competente rsrs,que bom não estou sendo explorada pela empresa rs,o blog é maravilhoso continue com este trabalho excelente.

        Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *