Monitoramento da concorrência com a Fanpage Karma

Para criar uma estratégia para o seu cliente, é bacana dar uma olhada no que os concorrentes dele estão fazendo. Certo ou errado, você vai ter uma referência, positiva ou negativa, para começar a trabalhar. Essa análise de concorrência é chamada de “Benchmark” e te ajuda a construir a estratégia de forma mais certeira.

É bem chato ter que olhar a fanpage de todos os concorrentes todos os dias e às vezes nem tempo para isso a gente tem já que somos profissionais mil e mais muitas utilidades, mas temos uma ferramenta a nosso favor: FANPAGE KARMA.

Infelizmente, é uma ferramenta paga, MAAAAAAS te dá quase um mês todinho de graça para testar! Tempo suficiente para você entender as estratégias dos seus concorrentes e para analisar, através dos insights deles, se as ações estão dando certo. Isso mesmo, através dos insights DELES. A ferramenta te traz informações valiosíssimas que você só saberia se estive vendo os insights da concorrência. Aproveite o mês gratuito e concentre as forças em entender as estratégias que estão dando certo, a buscar saber porque a outra não funciona, sempre levando em consideração as características próprias de cada negócio: seu tamanho, seu target, quem está sendo atingido, quem está interagindo, linguagem, visual… Apesar de ser um concorrente e querer atingir as mesmas pessoas que você, cada um é cada um, por isso analise de acordo com o universo individual de cada concorrente.

Vamos entender a ferramenta:

Primeiro faça seu login na ferramenta e já coloque a url da fanpage que você está gerenciando. No meu caso, estou colocando a página do blog que não é lá uma coisa sensacional de exemplo, mas vai ser ela mesmo.

2-page

Depois é só ir adicionando a url das páginas concorrentes. As que eu coloquei aqui não chegam nem perto de serem meus concorrentes, mas como o target e o conteúdo é mais ou menos o mesmo, vou usar de exemplo. Ainda não encontrei um limite de páginas para cadastrar na ferramenta, mas só de te permitir adicionar mais de 5 fanpages, já é o máximo.

3-pageconcorrencia– tudo bem que a minha é a piorzinha… kkkk

Logo a baixo, na parte de “BENCHMARKING”, você seleciona as páginas que você quer comparar e começa a festa:

4-BENCH

Aqui eu marquei para comparar apenas a página do blog, a Mashable, Mundo Marketing, Mídias Sociais e Social Media Week, apenas 5 das 8 páginas que eu adicionei, mas você pode comprar todas se achar necessário. A minha dica é que você selecione sempre de dois em dois para visualizar melhor os números. Sempre a sua fanpage e a de um outro concorrente, assim a escala no plano fica de um bom tamanho para visualizar a curva de crescimento dos dois.

O gráfico é muito amor, te dá muitas opções bacanas para você conseguir comparar em todos os sentidos a página do seu concorrente com a sua e no período que desejar.

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Várias são as opções de gráficos e produtos para se mensurar com essa ferramenta, basta você ir explorando nas opções em azul.

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Parece complexo, mas não é, a verdade é que tudo nessa ferramenta é bem dedutivo, dá para entender facilmente os gráficos sabendo um pouquinho de inglês, por isso eu não vou me estender em cada uma dessas opções acima, vou deixar para você fuçar e qualquer dúvida basta deixar nos comentários.

Agora vamos a parte mais legal de todas: os INSIGHTS!

Clica aqui em cima e escolha uma das fanpages adicionadas:

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Nessa área você visualiza tudo ou quase tudo o que precisa saber da página do seu concorrente. Os KPI’s principais são os primeiros que aparecem e já te dão uma boa ideia de como funciona a fanpage e se a estratégia usada está dando certo.

13-mashable

Fans – número de fãs que a fanpage tem até o momento;

Growths – crescimento médio de fãs durante os últimos 90 dias;

Talking about – o “falando sobre isso” do Facebook (que merece um post só pra ele de tantas dúvidas que os novos social medias tem);

Ad Value – dispensável;

Posts per day – a média de postagens por dia da fanpage;

Response rate – quantos por cento das interações são respondidas;

Response time – tempo que a fanpage leva para responder alguém;

Engagement – engajamento do público com a fanpage (calculado pela quantidade média de likes, comentários e compartilhamentos por dia, dividido pelo número de fãs);

Post interection – interação com os posts (média do número de likes, comentários e compartilhamentos por fã para todos os posts);

Karma level – é um valor ponderado de engajamento criado pela própria ferramenta. Por exemplo, compartilhamentos são mais valiosos do que likes, independe da quantidade de fãs;

E logo ali ao lado a Page Performance – um “Índice de Desempenho da Página”, uma combinação do valor do engajamento e do crescimento da fanpage – aumento do número de fãs. É um indicador da força total de uma página no Facebook também criado pela ferramenta.

Depois desse quadro, temos alguns detalhes sobre a página como os melhores posts dos últimos 90 dias, a repercussão das últimas postagens, uma nuvem de “palavras mais usadas”, dentre tantas outras coisas que você pode descobrir sobre o seu concorrente navegando também pelas abinhas em azul:

14-details

Você vai descobrir o que deu mais certo, quem são os influenciadores da página, quem é o público que ama o conteúdo da página e vai encontrar alguma coisa boa que você pode usar para começar uma bela estratégia para o seu cliente.

A ferramenta é tão gracinha que te envia TODOS OS DIAS pela manhã, um resumo do dia anterior dos seus concorrentes, tudo bem interativo, te levando para a ferramenta ou direto para a fanpage do seu concorrente.

Abuse da ferramenta durante os dias do trial, vai valer muito a pena para você ter mais confiança no seu trabalho e na hora de pensar em criar uma nova estratégia de comunicação para o cliente.

2 thoughts on “Monitoramento da concorrência com a Fanpage Karma

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