EdgeRank: Como aparecer no Facebook

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Nessa semana o pessoal do socialbakers publicou um post bem bacana e super explicadinho sobre EdgeRank que vou usar por base para explicar como o Facebook funciona e como aparecer mais no mural dos seus fãns.

Pra começar, vou explicar o que é esse EdgeRank e porque ele é tão importante pra você que quer ser social media:

EdgeRank é o algorítmo do Facebook, são os parâmetros que ele usa para posicionar seu post no mural dos seus fãs, ele que determina as relações entre dois perfils, duas fanpages ou relações de um perfil com uma fanpage.

Às vezes você até que está postando conteúdo relevante, tem um número legal de pessoas curtindo a página, mas não tem a repercussão esperada nos posts, então já quer jogar todo o planejamento fora e postar apenas montagens engraçadinhas e bobas, como muitas fanpages de humor/entretenimento fazem e conseguem muita atenção.

Calma.

Muitos são os parâmetros uados pelo Facebook, mas você só vai focar em 3, que contam mais pontos que todos os outros juntos:

Afinidade: Definida pelo número de interações entre um usuário ou uma fan page.

ex: Quando você visita uma página, curti os posts, comenta ou visualiza fotos, conta pontos positivos no EdgeRank neste quesito.

Peso: O conteúdo publicado e compartilhado deve ter relevância para quem acompanha. Para as interações (like, compartilhar e comentar), o like tem menos peso uma vez que, as ações de compartilhar e comentar exigem mais do usuário. Quanto maior este feedback, melhor para o EdgeRank.

Declíneo (tempo): Ninguém quer ler posts antigos, então se você deixar de atualizar seu perfil ou página, também deixará de ser visto pelos seguidores e amigos, pois o feed do Mural prioriza as postagens mais recentes.

Calcular tudo isso a mão é bem complicado, por isso tem alguns sites como o EdgeRank Checker que calculam tudo pra você saber se sua página está numa boa colocação.

Para você entender sua colocação:

  • 0-6: abaixo da média
  • 7-13: na média
  • 14-19: acima da média
  • 20+: excelente!

Se você quer aumentar esses números, já sabe que interação e engajamento são os pontos mais importantes a serem levados em consideração, e acredito que até antes de conhecerem o EdgeRank você já sabia disso…

Dica para aumentar seu número no EdgeRank:

  1. Além do conteúdo em que a página é focada, post algo divertido e que instigue o engajamento, crie uma ligação desse post com o seu conteúdo para não parecer uma publicação forçada.
  2. No texto, faça alguma pergunta fácil de ser respondida como “Gostaram?”, “Iriam conhecer esse lugar?”, “Quer experimentar?”, “Quem já foi?”…. isso instiga o usuário a interagir mais do que com um simples like.
  3. O visual precisa chamar a atenção para atrair quem está só de passagem pelo mural, escolha uma imagem bem bonita, mas principalmente que tenha a ver com o conteúdo postado.
  4. Vídeos também atraem muitos likes e comentários. Poste alguma nova versão divertida de uma música do momento, mas nada muito batido, se não ninguém vai perder tempo.

Estar atento ao algorítimo é sempre bom, mas não se esqueça que redes sociais são interações entre usuários com algum tipo de sentimento, então faça tudo pensando nesse usuário que as coisas vão fluindo e as interações chegam por consequência.

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