Construindo uma presença forte nas redes sociais

Criou uma fanpage e não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas importantes para você conseguir presença nas redes sociais, engajamento do público e fazer um excelente trabalho para seu cliente!

Os canais certos:

Não há o que discutir, facebook e twitter estão no centro das atenções dos usuários, assim, acabam se tornando também o centro das ações de mídias sociais das empresas que querem ingressar nesse meio.

Você não precisa perder seu tempo atualizando todas as redes sociais que existem, muito menos criar um perfil para seu cliente em cada uma delas. Quem tem um perfil em uma rede social não tão famosa, também terá um no facebook ou no twitter, por tanto não gaste sua mente com coisas desnecessárias e que só vão atrasar seu trabalho.

Apesar disso, é bom que o social media conheça outros caminhos como o Pinterest que vem bombando entre as mulheres e no meio fashionista desde que foi criado, o linkedin, que é o lugar perfeito para quem tem negócios B2B, e até mesmo o Google+, que pode ajudar na otmização do site.

DICA: Comunique-se com seus seguidores de maneira própria e regularmente para atrair a atenção dele e sempre estar em seu feed de notícias.

Fotos e ilustras:

Como já falamos aqui no blog, estamos vivendo a era da “cultura imagética”. Fotos e ilustrações vêm se destacando muito mais do que as simples atualizações de status ou compartilhamento de links.

Você pode e deve abusar de imagens, seja qual for o seu nicho de mercado. Os usuários preferem captar a mensagem através de uma situação em uma fotografia do que com uma história contada por palavras. Eis aqui mais uma maneira de engajar seu público de forma certeira e interessante.

Presentinhos:

Sorteios e concursos com distribuição de brindes é uma maneira interessante de começar a adquirir fans. Pedir para que eles se fotografem com os mimos é uma publicidade gratuita para a marca.

Lembre-se que não só o dinheiro é a moeda de troca nas mídias sociais, muitas vezes ele nem faz muita diferença. O que os internautas querem é reconhecimento, mais atenção das marcas. Tenha sempre em mente que a palavra chave que rege as redes sociais é envolvimento.

Você precisa deixar os fans da marca sempre envolvidos, seja pelas publicações ou em alguma competição. Saber utilizar isso para captura de e-mails para enviar e-mails marketing é uma ótima para a marca e para disseminar seus produtos ou serviços.

Um bom website:

Se você quer ter uma presença marcante nas redes sociais, precisa de um canal para integrar todas elas e ser uma central de conteúdo da marca. Esse é o papel do site que, para ter efeito sobre o internauta, deve ser funcional e bem atrativo.

Mídias sociais são ótimas para engajamento personificado da marca com o internauta, mas o website é essencial para indexação em buscadores, que são o principal local que os usuários esperam encontrar informação.

Através da visitação do seu site você também passa a medir o quanto sua presença nas mídias sociais vem sendo efetiva, com o Google Analytics ou com o Webmasters também do Google.

Seja um blogueiro ativo:

Atualização não apenas nos posts, mas no blog que estará hospedado em seu site e vai deixá-lo numa boa posição nas pesquisas. Como já falamos no post “Por que criar um blog para a empresa?”, é no blog que a reputação da marca será construída.

Uma ideia legal, até para o linkbulding do site, é disponibilizar seus produtos e serviços para blogueiros famosos do seu setor falarem sobre ele. Mesmo que você precise disponibilizar alguma renda para isso, o resultado vale muito a pena e sua presença digital só tende a crescer.

Dica: Facilite o trabalho de quem está te ajudando e promovendo sua marca, envie fotos, vídeos, artigos, tudo que possa ajudá-lo a fazer um bom trabalho.

Tudo anotado? Agora confira um infográfico bem interessante sobre diferentes redes sociais e como trabalhar com suas plataformas:

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