Facebook Ads – Como anunciar no Facebook?

      No Comments on Facebook Ads – Como anunciar no Facebook?

Bastou crescer e aparecer, sempre vai ter alguém querendo se aproveitar disso para anunciar algum produto ou serviço. E com o Facebook não seria diferente. Surgiram muitas oportunidades de negócios com fan pages, anúncios, histórias patrocinadas e também com os famosos aplicativos.

Que o Facebook é a rede social do momento, todos sabem, mas você sabia que ele está em primeiro lugar como plataforma online onde mais se anuncia em display? Confira na pesquisa abaixo o Top 10:

Detalhe que esses dados são de Dezembro de 2011, há quase um ano atrás, em época comercial, onde o investimento em campanhas é ainda maior, e mesmo assim a grande maioria optou pelos displays do Facebook. (sinto muito não ter encontrado uma tabela mais atual, mas essa já nos dá uma boa noção para trabalhar).

Qual o seu objetivo?

Campanha sem objetivo não existe, por tanto faça uma análise sobre o que sua fan page precisa: mais fãs? divulgar um evento especial ou um post de sucesso? dar visibilidade para uma promoção?

Depois, monte seu anúncio de maneira atrativa para o usuário.

Algumas soluções que acabam gerando conversão é criar no título do anúncio uma pergunta ou informação importante.

No corpo do anúncio, destaque benefícios e não se esqueça de dar uma informação clara da ação que você quer do usuário, como “Participe”, “Clique”, “Entenda”, “Saiba como”, entre muitas outras.

Perceba que o próprio Facebook te dá o tamanho em pixels da imagem do anúncio, desse jeito, não tem como errar, agora é buscar uma imagem que prenda a atenção do internauta e que, LOGICAMENTE, tenha a ver com seu anúncio.

– Atenção para a parte Histórias Patrocinadasverifique se esse campo está marcado, é uma divulgação que gera engajamento, pois o ser humano segue outros seres humanos, e a melhor parte: sem custo adicional! (teoricamente)

Público Alvo

Eu sei que você quer que o MUNDO INTEIRO veja seu anúncio, mas desse jeito ele não vai funcionar. Você precisa segmentar seu público ao máximo, assim sua campanha vai se tornar mais efetiva, já que vai estar falando exatamente com pessoas interessadas no assunto.

O Facebook Ads te ajuda a delimitar esse público de acordo com o que a pessoa coloca de dados no perfil, com as fan pages que ela curte e todas as ações que ela e os amigos já tiveram.

Do lado direito da tela você tem o número de pessoas que vão visualizar seu anúncio no Facebook, e a medida que você segmenta o público, esse número diminui e muitas pessoas começam a entrar em desespero.

É curioso como é difícil entender que o importante não é esse número ser absurdamente grande, o importante é você saber segmentar, então esqueça o lado direito da tela e foque no perfil do público que você quer atingir.

A parte de “Conexões” é bem importante, ali você direciona seu anúncio  para pessoas que já curtiram sua página saberem de alguma promoção ou direciona para quem ainda não está conectado a sua fan page, trazendo novos likes.

Em “Amigos de conexões“, você atinge os amigos dos usuários já conectados à sua página ou aplicativo, a fim de alcançar um público ainda mais relevante, pois como eu já disse antes, o ser humano segue outros seres humanos.

Orçamento da campanha

Aqui você define quanto quer gastar em toda a campanha, quanto quer gastar por dia, qual o tempo de duração da campanha, toda a parte financeira da brincadeira.

Até aqui tudo certo, você só ajeitou as configurações, agora vamos para a parte mais delicada: seu dinheiro.

Para não gastar a toa, você precisa saber se vale mais a pena usar o CPM ou o CPC (Oi?!), vou explicar:

– CPM ou CPC?

São as duas maneiras de se pagar pela publicidade no Facebook, cada uma serve para um tipo de objetivo distinto.

CPM significa Custo Por Mil impressões, cobra quando o anúncio aparecer mil vezes para o público alvo. Lembrando que quem define o valor para as mil impressões é você.

Se o seu objetivo é a exibição do anúncio o maior número de vezes possíveis, como um informativo de algum evento, uma novidade, e não necessariamente obter cliques, o CPM é o mais recomendado.

CPC significa Custo Por Clique, ele cobra a cada pessoa que clicar no seu anúncio, os preços por cliques mudam bastante, por isso é bom você ficar de olho no Gerenciador de Anúncios para não perder dinheiro.

É indicado na maioria dos casos, pois geralmente o anúncio é criado para a conversão em cliques.

Mensurando os resultados:

O Gerenciador de Anúncios oferece métricas e relatórios bem completinhos até.

Por lá você acompanha suas campanhas, seus gastos e o principal: seu retorno com cada display.

Você pode modificar a campanha para melhor otimizá-la de acordo com seu objetivo e também pode reconfigurar boa parte do que você já preencheu antes.

Mais uma ferramenta para FUÇAR!

Espero ter dado um norte para quem nunca trabalhou com o Facebook Ads, aproveitem as dicas e argumentem com seus clientes, o profissional é você e não ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *