Facebook para Funerária

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Semana passada estive em um Fórum de Marketing Digital bem interessante e, no último debate do dia, um dos palestrantes contou que uma empresa funerária procurou sua agência pois queria estar no meio digital. Não com um site, nem com anúncios no Google, mas com FACEBOOK! Isso mesmo, uma funerária querendo uma página no Facebook.

Na mesma hora houveram muitas risadas – obviamente – e eu, como nunca gosto de passar despercebida por qualquer palestra ou fórum, já tratei de pegar o microfone para me apresentar – network – e fazer minha pergunta. Quis saber como convencer um cliente de que aquele não é o canal ideal para o negócio dele, seriam números, estatísticas ou cases fracassados?

A resposta dele foi bem direta: “Ainda precisamos estudar mais esse cliente, mas não sei se não seria tão ruim assim ele ter uma página no Facebook…”

Fiquei bem pensativa sobre isso, imaginando como desenvolver um planejamento legal para esse cliente tão peculiar que é uma empresa funerária. Enquanto isso, rolavam várias sacanagens, até por parte de um dos palestrantes que disse achar interessante se o perfil tivesse como um mascote um defuntinho.

Independente da brincadeira, as ideias começaram a rodas minha mente e aí veio a ideia de escrever para segmentos específicos aqui no blog e o primeiro só poderia ser: Facebook para Funerária.

Nem preciso ressaltar o quão delicado é o assunto, por isso já podemos descartar uma linguagem mais cômica para a fan page.

Trabalharíamos com o foco na ideia de conforto e paz, que é exatamente o que uma funerária deve passar para os entes do falecido que as procuram para contratação, mas principalmente é uma maneira do botão “like” não ficar tão estranho nessa situação delicada.

Imagens claras, com paisagens que transmitam paz de espírito dando alusão ao ideal de céu que a grande parcela da população tem. Fotos de espaços amplos como um campo, um jardim, um horizonte ressaltando o céu. Imagens contendo animais delicados e carregados de conceitos, como pombas brancas, ovelhas, borboletas…

O que eu não aconselho é utilizar imagens de pessoas, isso cria uma catarse bem negativa com os parentes que vão procurar os serviços da empresa e se estão procurando os serviços, a última coisa que eles querem é se deparar com uma foto de alguém que lembre seu ente que foi, mesmo que há muito tempo.

Quanto aos textos, também devem seguir uma linha de conforto, como uma mensagem bonita e estimulante para começar o dia, por vezes um post voltado para a auto ajuda, podendo até arriscar algo mais sentimental, como: “sua dor é compreensível, mas está na hora de guardar as boas lembranças e seguir em frente fazendo sempre o bem”, sempre associado com uma imagem para ganhar mais força de propagação.

Fazendo algumas pesquisas descobri que muitas funerárias estão presentes do Facebook e encontrei duas bem interessantes que seguem linhas diferentes de comunicação:

Lusitana Funerária – A página é de Portugal e tem 253 likes – até agora -, vi pessoas contando sobre como, infelizmente, tiveram contato com a empresa e como foram bem atendidos, falam das vantagens de fazer um seguro de vida e mostram fotos da recepção.

O que eu achei: Gostei do posicionamento, simples e direto, mas eles não atualizam muito a página, o que acaba sendo ruim.

Funerária Helinho – Eles optaram por ter um perfil e, por incrível que pareça, eles tem 2283 “amigos”, os posts são notas de falecimento, o que não ajuda para quem quer likes nos posts.

O que eu achei: Como isso pode ter dado certo? Coisas que nunca entenderei…

Essa seria o meu planejamento – superficialmente falando – para uma funerária que quer estar no Facebook. E você? O que faria nessa situação e qual comunicação usaria?

5 thoughts on “Facebook para Funerária

  1. Pedro Ferreira

    Olá, bom texto, de fato não é fácil fazer um facebook para uma funerária. Somos um Grupo deste ramo, com cemitérios, funerárias e plano se assistência funeral. Lançamos nossa fan page em agosto e estamos próximos dos 200 likes, procuramos atualizar com notícias interessantes sobre memória e cultura pois são temas que estamos associando a nossa marca. E algumas também sobre novidades do setor. Esta é a nossa página: https://www.facebook.com/grupovila1948

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    1. naragrilo

      Muito legal a página de vocês, não a encontrei nas minhas pesquisas, mas fico feliz de ter uma página de qualidade sobre o assunto, parabéns pelo engajamento!

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  2. Lorena Milena (@lorenamilena)

    Olá, gostei bastante do texto e realmente concordo que é de fato um assunto muito delicado, e fazer publicações no face requer bastante cuidado, para não chocar as pessoas que vêem os post e sim despertar o desejo de sempre esta visitando aquela página. Entrei no face a uma semana e gradativamente estou conquistando novas curtidas, espero alcançar o máximo de pessoas. Nossa página no face é a seguinte:
    https://www.facebook.com/esaf.funerariasantamarta

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  3. Alan Reis

    Gostei da proposta… apesar de fugir um pouco do que você demonstrou aqui no post, por sermos uma empresa de “Plano Funerário” e apesar de toda ligação com a morte, acabamos direcionando os esforços da empresa para criação de uma comunicação voltada na prevenção ao futuro. Então a página é bem voltada pra família, e no quanto você deve aproveita-la antes do inevitável. Segue link da nossa FanPage… https://www.facebook.com/plano.piramide

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