Posso falar?

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Em uma agência, principalmente as de pequeno ou nenhum porte, o atendimento é o responsável pelo contato direto com o cliente, mas se essa função cair apenas sobre ele, imagine o caos que seria? É prospecção, é problemas com o roteiro, problemas com a mídia, com o planejamento, com o próprio cliente, puxar o saco, esse último é brincadeirinha. Precisaríamos de muitos atendimentos. Como aqui eu estou falando sobre pequenas e médias agências, considere inviável a contratação de 3 atendimentos e seja pró ativo.

Nos primeiros dias de agência, não tente “ser da galera” ou mostrar que você é super legal e tem 500 seguidores no twitter. Fique de olho na rotina da agência, no grau de intimidade com que as pessoas se tratam, quem é mais tranquilo, quem é mais encrenqueiro, preste atenção a tudo para não dar nenhum fora. Mas também não seja invisível! Converse com simpatia, ria moderadamente e principalmente não esqueça do seu trabalho. Assim, você aprende como funciona a agência e, quando menos perceber, você não será apenas um estagiário, será O estagiário.

Quando você for O estagiário, já terá ganho uma certa confiança da equipe e poderá se voluntariar para pegar a frente na resolução de eventuais problemas, diretamente com o cliente. Sim, isso é possível. Você pode falar e fazer sugestões ao cliente. Comece trocando e-mails, numa linguagem respeitosa e bem social, assim você consegue a confiança dele e em alguns dias já está até resolvendo as coisas por celular mesmo. Acredite, por experiência própria, a maioria gosta disso. Atenção! Eu disse “maioria“. Alguns preferem tratar todos os assuntos apenas com uma pessoa que, normalmente, é o atendimento. Por tanto, além de observar a dinâmica da agência, para depois fazer parte dela, observe também o estilo do cliente em questão para agir da melhor forma possível.

Lado bom: A delícia em você tratar com o cliente sobre os problemas nas mídias sociais, é a agilidade do trabalho. Assim que surge um pepino, você já liga para o cliente, explica o ocorrido e o mais importante: sugere a solução. Aprendi isso depois de muito rachar a cara de vergonha de só levar os problemas ao meu chefe. E ele tinha razão, o problema já estava lá, qualquer um poderia ler, inclusive ele, mas ter a solução é o motivo de eu estar ali.

Lado ruim: A intimidade é uma merda. Não preciso dizer mais nada, não é?

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